26 de março de 2014

O Que É Melhor: Reconstruir ou Cauterizar?



  Oiii Meninas!!

 Está em Dúvida de qual tratamento fazer nos cabelos para que ele melhore?
  Continue lendo essa resenha que está incrível...


Cauterização : O que é?

 A cauterização é um tipo de reconstrução no sentido de que repõe aminoácidos e proteínas, o que ajuda na reestruturação da fibra capilar.  Só que, via de regra, essa reposição usa fonte de calor pra “cicatrizar” a cutícula dos fios e fazer com que os nutrientes que foram depositados permaneçam nos fios por mais tempo.




   Quando Cauterizar:
   A cauterização é um tipo de reconstrução capilar profunda com fonte de calor, um tratamento que age internamente, do córtex à cutícula, selando-a  e recuperando a elasticidade dos fios.
      O cabelo é  composto basicamente por queratina, e o que a cauterização faz é repor essa queratina que foi perdida, queratina essa que penetra na cutícula do cabelo e restaura os fios.
      A queratina salva, mas não deve ser utilizada em excesso senão os resultados serão exatamente inversos.
     É necessário lembrar que se o cabelo estiver muito danificado, elástico ou com corte químico, o primeiro tratamento a ser feito não deve ser a cauterização, mas sim a reconstrução (depois da hidratação, claro!), porque a tração provocada pelo uso da escova, bem como o excesso de calor, só piora o estado dos fios, que podem não aguentar e partir.
       O correto é que a cauterização seja feita uma vez a cada mês e, após a cauterização, os cabelos precisam ficar sem lavar por 48 horas para que a queratina penetre e fixe bastante no interior dos fios.
      Feita a cauterização, na lavagem seguinte, use uma máscara bem emoliente para deixar os fios macios, pois a função da queratina e da cauterização não é amaciar o cabelo, e muitas vezes ela deixa o cabelo mais duro.


Quando reconstruir?


     Muita gente questiona isso, e a verdade é que, em maior ou menor grau, em algum momento da vida, todo cabelo vai precisar ser reconstruído, inclusive um cabelo que é “virgem”, que nunca passou por procedimentos químicos, porque até pentear o cabelo com mais força pode  causar alterações estruturais na fibra capilar.
     É fato que, dia após dia, os cabelos, todos eles, são expostos aos mais diversos tipos de agressão, e isso inclui os raios solares, o cloro, o sal do mar, o vento, a poluição, o calor do secador e da chapinha, a tração dos pentes, escovas e “elásticos” de cabelo, e isso sem falar nas químicas capilares, que são sim as maiores vilãs da saúde capilar.
     Todas essas agressões atingem os fios de alguma forma, umas mais, outras menos, mas aos poucos os fios vão perdendo parte das substâncias que os compõe, e, por isso, o cabelo vai precisar ser reconstruído.
     Só que é aqui que MUITA gente erra, porque o nível de reconstrução vai variar de acordo com o nível dos danos que o cabelo sofreu. Assim, é lógico que um cabelo “virgem”, que nunca passou por procedimentos químicos, não vai precisar do mesmo tipo de reconstrução que cabelos que passaram por descoloração, por exemplo.

  E Qual É O Melhor?


   Aqui não existe melhor ou pior, existe o que é mais indicado para o seu cabelo naquele momento.
Quem vai determinar se é o momento de cauterizar ou de reconstruir é o seu cabelo, os danos que ele possui. Ou seja, é preciso fazer um diagnóstico do cabelo, do estado do cabelo, e somente depois disso é que dá pra saber, com mais segurança, se é melhor usar um ou outro, já que cada cabelo possui necessidades e características próprias, e o que é remédio pra um cabelo pode ser veneno pro outro.


   Então é isso meninas.. rsrrsrs
   Até a próxima..
   Inspiração da matéria Blog Juro Valendoo....

                                                                  Um Beijo.


2 comentários:

  1. Bem útil o post !
    O meu cabelo estragou bastante com a californiana, e tava pensando em fazer direto a cauterização, não sabia que tinha como fazer reconstrução antes.

    Blog No Estilo Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Gi...
      O Interessante seria voçe fazer um mini cronograma capilar antes de fazer a cauterização, vou falar sobre o que eu estou fazendo , ae posto aqui no blog se quiser ver ta..
      Californiana estraga um pouco mesmo os cabelitoss
      Um Bjuuu
      Até

      Excluir